12 junho 2009

COCA-COLA ZERO

Mensagem do Dr. Edgardo Derman, médico em San Juan ,Argentina, a respeito de sua pesquisa sobre o refrigerante Coca-ColaZero.
Para não divulgar notícia infundada, foi visitado o site do Federal Drugs Administration, o mais respeitado órgão de controle de drogas e alimentos daquele país, cujas publicações merecem o crédito de toda a comunidade científica internacional.

Na década de setenta apareceu uma bebida que foi muito popular em seu momento.
A casualidade é que a mesma era produzida também pela Coca Cola e sechamava TAB, obtendo grande êxito já que era dietética.

Nesta época, meu irmão, um engenheiro químico, estava fazendo uma Pós-Graduação na Espanha em Produtos Alimentícios e nos chamou atenção para não consumirmos esta bebida pois a mesma continha 'Ciclamato', um agente químico que reconhecidamente fazia mal à saúde.
DESDE ESSA ÉPOCA SE SABE QUE NÃO SE PODE USAR O CICLAMATO PARA CONSUMO HUMANO.
O Ciclamato, apesar dos alertas, continuou a ser usado em muitos produtos dietéticos, notadamente nos países em desenvolvimento ou não desenvolvidos.
Quando forem a um supermercado ou mercearia basta conferir osingredientes para ver se apresenta esta nociva substância nascomposições destes produtos.
Agora prestem atenção:
Porque a Coca-Cola Zero, que contém Ciclamato, foi proibida nos Estados Unidos?
Conheça as razões deste porquê.

E mais uma questão:
O que se passa na América Latina, onde este produto ainda não foi retirado do mercado?
Fiquem de olho nesta bebida, afinal, o que você sabe da Coca-Cola Zero?
Depois de uma massiva propaganda do novo produto Coca-Cola Zero,começaram a aparecer na comunidade científica, artigos médicos sobre os malefícios do Ciclamato.
De outra forma, os consumidores começaram a questionar porque a Coca-Cola lançava um produto que viria concorrer com outro produto seuda mesma linhagem, a Coca-Cola Light.
Afinal, asa duas não prometiam a inexistência de açúcar em suas composições?
Se ambas não contém açúcar, o que as diferenciava? As respostas para estas questões estão a mostra num atento exame doscomponentes de tais refrigerantes:

A Coca Cola LIGHT possui:

Acesulfame K (16mg/%) y Aspartame (24mg/%), num total de 40mg/100ml de bebida, de edulcorantes.
Já a Coca Cola ZERO tem em sua formulação
Ciclamato de Sódio (27mg%), Acesulfame K (15mg%) e Aspartame (12mg%), tornando-a mais doce que a outra - um total 54mg/100ml debebida).

Tendo em conta que o edulcorante «Ciclamato de Sódio» está terminantemente proibido pelo F.D.A (Federal DrugsAdministration) - (Organismo máximo de controle de alimentos e drogasdos EEUU da América) por comprovados efeitos na gênese de tumores cancerígenos, e mais, que o Ciclamato é muito mais barato que o Aspartame (a razão de 10 dólares por quilo do Ciclamato contra 152dólares/Kg do Aspartame, vem a pergunta:

Que Coca-Cola você passará a tomar?
Parece fácil a resposta, ainda mais considerando-se que o Ciclamato de Sódio é cancerígeno, não?Entretanto, o que se vê é um contínuo incremento no consumo da CocaZero em contraste a um decréscimo no consumo da Light. Especialmente nos países em que a Coca Zero não foi ainda tirada do mercado.
O que faz isto? A massificação da propaganda da Coca Zero, contra praticamente nenhuma da Coca Light. Assim, somos induzido a ingerir um produto que, proibido em outros centros por conter um agente cancerígeno, ainda está a disposição em nossos mercados.
Como é meu costume investigar pela Internet, entrei no site do FDA (http://www.cfsan.fda.gov/~dms/opa-appa.html). Lá, encontrei uma lista de aditivos e alimentos considerados seguros para a saúde humana, chamada, Generally Recognized as Safe (GRAS).
Efetivamente o Ciclamato de Sódio aparece nesta lista com uma observação em inglês: Sodium cyclamate - NNS , ILL - Removed from GRAS - list 10-21-69 - 189. Ou seja, o Ciclamato de Sódio foi retirado da lista de aditivos ealimentos seguros. Continuei minha busca e encontrei através do site do FDA um link para uma outra lista com a sigla EAFUS (Everything Added to Food in the United States):
http://www.cfsan.fda.gov/~dms/eafus.html.

Lá, está claramente a proibição ao Ciclamato de Sódio: SODIUM CYCLAMATE-PROHIBITED. Finalmente, deparei-me com outra lista de substâncias proibidas em alimentos para consumo humano (http://www.access.gpo.gov/nara/cfr/waisidx_03/21cfr189_03.html). E lá estava: PART 189--SUBSTANCES PROHIBITED FROM USE IN HUMAN FOOD. 189.135 Cyclamate and its derivatives.

Pergunta: por que a Coca-Cola Zero é vendida nos Estados Unidos se a FDA proibiu o uso de Ciclamato de Sódio para consumo humano? A resposta é simples: A COCA COLA ZERO vendida nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na maioria dos países europeus NÃO CONTÉM Ciclamato de Sódio. Isto só acontece nos países pobres ou subdesenvolvidos como os da Europa Oriental e América Latina.
Quando no ano passado se tirou do mercado a Coca-Cola Zero no México criou-se uma grande polêmica porque ela continha Ciclamato e tiveram que trocá-la. A Coca Cola nunca aceitou dizer que ela havia sido tirada do mercado por causa do Ciclamato. Ao invés disto disse que a mesma foi retirada do mercado para "melhorar seu sabor".
É frustrante e indigno o que estes países fazem com os países do dito 3º Mundo. Não lhes interessa a saúde do consumidor (que em sua ignorância crêem estar usando produtos dietéticos seguros). Interessa-lhes, apenas, o lucro, o dinheiro.
Por incrível que pareça, em minhas investigações a COCA COLA ZERO que se vende na Espanha também possui esta coisa, o Ciclamato. Porém, está cada vez mais rara sua venda. A que vendem na Alemanha também contém esta droga.
Dr. Edgardo Derman MAACLU3PCJ - San Juan - ARGENTINA

Confirmação de que o Ciclamato de Sódio é proibido nos EUA.
http://www.cfsan.fda.gov/~dms/opa-appa.html#ftnC.
Na lista de alimentos liberados, teclando na letra "C" de Ciclamato, encontrará: Cyclamates - NNS, ILL, NOT LEGAL IN FOOD - (não é liberado como alimento)
Teclando na letra "S" de Sódium Ciclamato, encontrará: Sodium
cyclamate - NNS, ILL - Removed from GRAS list 10-21-69 -189.135 (removido da lista).

Realmente esse adoçante é proibido nos EUA.