21 julho 2012

Jornalistas e as notícias

Segue um texto muito bom de uma jornalista sobre como os veículos de comunicação noticiaram a proposta do governo aos docentes federais:  http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed703_o_jornalismo_cego_as_armadilhas_do_discurso_oficial

Vale refletir sobre quem é "arco" e quem é a "flecha"...

06 julho 2012

A matriz McKinsey

A matriz McKinsey, também chamada de GE e de Atratividade de Mercado, serve para ajudar a compreender a posição competitiva da empresa em relação aos principais concorrentes.

Tipicamente, a matriz aparece como gráficos de "pizza" (gráfico de setor) que representam cada uma das empresas a serem comparadas. Com base na sua posição ocupada no mercado, elas são dispostas nos quadrantes.

Assim, segundo Fernandes & Berton (2005), as empresas são classificadas em:

- bem-sucedidas: forte posição competitiva em setor atrativo;

- medianas: forte posição competitiva em setor pouco atrativo, ou fraca posição competitiva em setor bastante atrativo, ou, ainda, média em ambos;

- sem sucesso: fraca posição competitiva em setor pouco atrativo.

A partir da análise desta matriz, podem-se tomar decisões. Se a empresa estiver em uma posição competitiva, deve receber atenção e investimentos. Se estiver em mercados não-atrativos, as operações devem ser finalizadas.

Percebe-se, pois, que a matriz McKinsey procura olhar para o negócio e seu contexto, enfocando decisões de investimento, aquisições e desinvestimento.