01 agosto 2012

Matrizes Estratégicas

No último post abordamos a Matriz Mckinsey. Neste faremos um breve comparativo de outras matrizes muito utilizadas no meio empresarial, são elas: a ANSOFF e a BCG.

De forma sumária, pode-se associar as matrizes aos seguintes objetivos:
  • Matriz ANSOFF: Análise da estratégia empresa em relação ao mercado;
  • Matriz BCG: análise dos produtos/serviços da empresa; 
  • Matriz Mckinsey: análise do mercado com a potencialidade da empresa.

Matriz ANSOFF

Segundo Dias (2003), a Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto-Mercado, representa as quatro estratégias genéricas que as empresas podem adotar, a saber:
Estratégia de Penetração: refere-se a investimentos em produtos existentes no mercado em que a empresa já atua. Os investimentos serão em melhorias de produto, comunicação e distribuição, visando acelerar os ganhos de participação de mercado e vendas. Em geral, são lançadas novas versões do produto, como um novo perfume, sabor, tamanho ou novas embalagens. Expandem-se os canais de vendas ou aumenta-se a quantidade de vendedores para atingir a maior cobertura do mercado. Investe-se em propaganda e promoções, como distribuição de amostras do produto, ofertas de brindes e sorteios de prêmio.
Estratégia de Desenvolvimento de Produto: refere-se ao lançamento de um novo produto no mercado em que a empresa já atua. Como exemplo, lançar um xampu para os clientes da empresa, que já consomem sabonetes e desodorantes. Os investimentos serão, principalmente, no lançamento do produto, incluindo comunicação e distribuição, visando acelerar os ganhos de participação de mercado e vendas. A propaganda é uma ferramenta importante para posicionar e diferenciar a marca, bem como para construir sua imagem junto ao público-alvo.
Estratégia de Desenvolvimento de Mercado: refere-se à distribuição do produto existente em mercados nos quais a empresa ainda não atua. Um exemplo é a estratégia de exportação, com o lançamento e a distribuição do produto em mercados fora do país de origem. Ou, ainda, a distribuição do produto em novas áreas geográficas.
Estratégia de Diversificação: refere-se ao lançamento de novos produtos em mercados em que a empresa não atua. Como exemplo, uma empresa que produz alimentos e lança produtos no mercado de higiene e limpeza, o que exige uma nova tecnologia, um novo processo produtivo e até novos canais de distribuição. Este tipo de estratégia é aplicada quando os negócios estão em fase de maturidade ou declínio e não dão o retorno adequado aos investimentos efetuados pela empresa. Nesse caso, a empresa não realiza mais investimentos nos negócios existentes e aplica seus recursos em novos negócios, cuja demanda tem potencial de crescimento.

Matriz BCG

O contexto de inclusão em cada um dos quadrantes da matriz varia muito de setor para setor, de cidade para cidade, sendo difícil, pois, de apresentar um exemplo universal.

Simplificando a matriz BCG, vejamos cada quadrante:

a) Vacas Leiteiras: são produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento. Geram fluxos financeiros muito significativos, pois proporciona elevados retornos com baixos investimentos. A recomendação é aproveitar destes produtos/serviços para alavancar o crescimento dos negócios Estrela e Pontos de interrogação.

b) Abacaxis: representam os produtos ou serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de baixo crescimento. Geram fluxos financeiros pouco significativos, pois não permite retornos elevados. Entretanto, pelo fato do mercado possuir baixo crescimento, não há a necessidade de grandes investimentos. A recomendação é abandonar ou reformular o negócio.

c) Pontos de interrogação: correspondem aos produtos ou serviços com baixa participação relativa de mercado em um mercado de alto crescimento são oportunidades. Geram fluxos financeiros muitos negativos, pois são necessários muitos investimentos até que o produto/serviço proporcione lucro. A recomendação é abandonar a atividade ou vender a participação (cota ou ação) da empresa.

d) Estrelas: são produtos ou serviços com alta participação relativa de mercado em um mercado com alto crescimento. Geram fluxos financeiros pouco significativos, pois para se obter elevado retorno financeiro, é necessário muito investimento por parte da empresa para se acompanhar o crescimento do mercado. A recomendação é manter a liderança, investindo continuamente.