01 agosto 2013

Gerenciamento das Comunicações vs Gerenciamento da integração

Com base no PMBoK (2008), vejamos a distinção entre o gerenciamento das comunicações e o gerenciamento da integração.
 
A comunicação, como uma das áreas de conhecimento, apresenta seus “produtos” (planos, registros e saídas). O gerenciamento desta área, assim como ocorre com as demais, tem um foco e técnicas bem delimitadas. Por exemplo, a identificação das pessoas interessadas no projeto (stakeholders). 

Associada a este processo, o PMBok (2008) relaciona documentos e técnicas que auxiliam o gerente de projetos a realizar a atividade. Finaliza-se o processo com produtos (no caso, um documento de registro de cada stakeholder, indicando os contatos, a forma e periodicidade de comunicação, entre outros possíveis elementos) e ações a serem tomadas exclusivamente voltadas para o tópico.  
 
Por sua vez, a integração é a consolidação de todas as atividades realizadas ao longo do projeto. Nela o gerente de projetos analisa a documentação de todas as áreas de conhecimento e põe em prática todos os planos e atividades previstas no projeto. A integração é considerada a essência da gerência de projetos pois envolve os cinco grupos de processos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; encerramento.