01 janeiro 2014

Contratação de consultores em projetos

A contratação de consultores (auditores) independentes é importante para aumentar a credibilidade quanto à verificação do desenvolvimento do projeto. Não é obrigatória a vinda de profissionais externos à organização, porém, é certo que aumenta a credibilidade e se reduz a possibilidade de questionamentos futuros com relação às avaliações de resultado.

Outra questão comum é o cerceamento da participação por parte dos consultores. Neste caso, o papel a ser desempenhado pelos consultores precisa ser previamente discutido e estabelecido, compondo a Matriz de Responsabilidade do projeto. Neste documento, estabelecem-se os responsáveis pelas atividades ao longo do projeto, quando e por quem serão contratados e desligados. Além disso, a autonomia e hierarquia a serem observadas são sinalizadas para se evitar dúvidas.

O que não fica evidente e é passível de negociação é o estilo de gerenciar o processo. Por mais que se tente estabelecer parâmetros, prevalece nestes casos a subjetividade. A autonomia do gerente de projetos é requerida para intervir ao perceber a falta de adesão aos princípios defendidos e praticados pela equipe do projeto.

A título de ilustração seguem dois links e um anexo que contêm exemplos de Matriz de Responsabilidades:

http://www.tse.jus.br/institucional/planejamento-e-gestao/gestao-de-projetos/matriz-de-responsabilidades

http://projetocentopeia.blogspot.com.br