09 setembro 2014

Modelagens do Marketing

O diferencial importante das chamadas novas modelagens marketing - como o e-marketing, o marketing móvel, o marketing digital, entre outros - está não apenas no uso de instrumentos de comunicação e distribuição, mas no papel dos envolvidos nas relações de comércio.

O composto de marketing, entre outros instrumentos, continuam a ser válidos, porém em perspectiva ampliada, pondo em foco o consumidor imediato, potencial e o seu entorno, que envolve fornecedores, concorrentes e governos, sejam eles locais ou transnacionais, do mesmo segmento de atuação da empresa ou de áreas sequer cogitadas.

Das muitas peculiaridades, um breve comentário para o comportamento dos consumidores, interagindo em tempo real entre si.

Enquanto no marketing tradicional tem-se a possibilidade/necessidade de se pensar e refinar as estratégias em um plano, no momento atual a escalada das transformações é mais intensa, sendo necessário se contar com a (oni)presença do cliente antes mesmo da formalização do planejamento!