15 maio 2015

Certificação em projetos - PMP

O uso da metodologia do PMI está em voga em muitas áreas, dentre algumas, estão a área de educação e governo.  Só para ilustrar as vantagens da certificação, vide o caso das licitações na área pública. Existe uma indicação no Art. 6o, inciso X, da Lei 8666, do uso de normas da ABNT para incrementar o desenvolvimento de projetos. Entre as normas disponíveis, a ABNT NBR ISO 21500:2012 é a que trata do assunto, sendo uma síntese das áreas de conhecimento do PMBok, livro que fundamenta as práticas em projeto do PMI.

No setor privado, há áreas nas quais é quase que obrigatório se dispor da certificação em projetos para se trabalhar, como é o caso do segmento de tecnologia e as empresas que prestam serviço de pavimentação de rodovias para governos estaduais.

Com a crescente busca da certificação, frisa-se a importância de se buscar não apenas uma titulação a mais, porém se perseverar no contínuo desenvolvimento de habilidades pessoais, apreciadas extemporaneamente as tendências do mercado de trabalho.