01 agosto 2015

Informalidade em projetos

Mesmo em projetos considerados formais, a contribuição da informalidade é bem-vinda no relacionamento entre os profissionais:

"Comunicações e atividades informais podem ajudar a desenvolver confiança e estabelecer bons relacionamentos de trabalho" (PMBoK, 2013, p. 276).
"Networking é a interação formal e informal com outras pessoas na organização, no setor ou no ambiente profissional. É uma forma construtiva de entender os fatores políticos e interpessoais que terão impacto na eficácia de diversas opções de gerenciamento de pessoal" (PMBoK, 2013, p. 263).

Reforçada pelo traço cultural, principalmente, nas organizações de pequeno porte, a informalidade está presente no cotidiano, não havendo como desconsiderar o valor estratégico. Torná-la legítima é validá-la, mas perseverando no uso dos canais formais:

"Planejar o gerenciamento das comunicações requer a discussão e o diálogo com a equipe do projeto para determinar a maneira mais apropriada de atualizar e comunicar as informações do projeto, e para responder às solicitações das várias partes interessadas nessas informações(...).  (PMBoK, 2013, p. 295).

Qualquer oportunidade é válida para se ampliar a base de conhecimento sobre o projeto ou sobre a organização. O contraponto é se evitar o excesso de informalidade, como se evidencia em algumas situações.