19 outubro 2015

Mentoring e o coaching em projetos

Sobre a postagem anterior, referente à orientação do gerente de projetos a jovens, uma dúvida que pode surgir é quanto ao mentoring ou o coaching, que são atividades similares na proposta - prover orientação e aconselhamento técnico e comportamental a profissionais -, porém com diferença no conhecimento do orientador/treinador/mentor (coach) sobre a área de atuação do orientado.

O mentoring é um processo que não tem um tempo estabelecido para o seu término. O mentor possui conhecimento e vivência profissional e pessoal para auxiliar o orientado. No caso de projetos, que têm como característica o prazo de conclusão predeterminado, o conselheiro manteria o acompanhamento profissional mesmo após o encerramento do empreendimento, o que nem sempre é viável por compromissos outros que tende a assumir.

Por sua vez, o Coaching é um processo com período bem determinado (início, meio e fim), de curta duração (em média, de 3 a 6 meses), no qual o "treinador" não possui conhecimento técnico no trabalho, não é um "expert" na área de atuação do orientado/aconselhado. Neste particular, o gerente de projetos estaria mais confortável quanto ao período para acompanhamento do orientado. Além disso, em alguns casos, poderia até contribuir em termos de conteúdo técnico, se for da mesma área de atuação do orientado.