As técnicas de endomarketing assemelham-se às utilizadas no marketing (externo), só que com pequenas variações. Por exemplo, notícias direcionadas ao público (interno) - como a possibilidade de participar de um programa de ginástica no ambiente do trabalho, ou sinalizar os aniversariantes do mês - podem ser divulgadas no quadro de avisos da empresa ou no jornal de circulação interna.
Faixas, cartazes e estandartes (banners) também podem ser utilizados com objetivo de sinalizar novidades ou aumentar a moral da equipe de trabalho. Outra possibilidade, se houver na empresa, é o uso da rede interna para divulgar notícias no "papel de parede" dos computadores.
Visando o público externo, os meios, acima descritos, podem ser úteis para agilizar a comunicação entre setores. Um exemplo é a compra de um novo equipamento que facilitará o atendimento ao cliente ser propagandeado através de faixas e cartazes. Outra possibilidade é a participação da empresa em um programa de certificação de qualidade (como a ISO 9000), que tende a impactar, tanto o público externo, quanto o interno.
Faixas, cartazes e estandartes (banners) também podem ser utilizados com objetivo de sinalizar novidades ou aumentar a moral da equipe de trabalho. Outra possibilidade, se houver na empresa, é o uso da rede interna para divulgar notícias no "papel de parede" dos computadores.
Visando o público externo, os meios, acima descritos, podem ser úteis para agilizar a comunicação entre setores. Um exemplo é a compra de um novo equipamento que facilitará o atendimento ao cliente ser propagandeado através de faixas e cartazes. Outra possibilidade é a participação da empresa em um programa de certificação de qualidade (como a ISO 9000), que tende a impactar, tanto o público externo, quanto o interno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário