A matriz McKinsey, também chamada de GE e de Atratividade de Mercado, serve para ajudar a compreender a posição competitiva da empresa em relação aos principais concorrentes.
Tipicamente, a matriz aparece como gráficos de "pizza" (gráfico de setor) que representam cada uma das empresas a serem comparadas. Com base na sua posição ocupada no mercado, elas são dispostas nos quadrantes.
Assim, segundo Fernandes & Berton (2005), as empresas são classificadas em:
- bem-sucedidas: forte posição competitiva em setor atrativo;
- medianas: forte posição competitiva em setor pouco atrativo, ou fraca posição competitiva em setor bastante atrativo, ou, ainda, média em ambos;
- sem sucesso: fraca posição competitiva em setor pouco atrativo.
A partir da análise desta matriz, podem-se tomar decisões. Se a empresa estiver em uma posição competitiva, deve receber atenção e investimentos. Se estiver em mercados não-atrativos, as operações devem ser finalizadas.
Percebe-se, pois, que a matriz McKinsey procura olhar para o negócio e seu contexto, enfocando decisões de investimento, aquisições e desinvestimento.
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