06 julho 2012

A matriz McKinsey

A matriz McKinsey, também chamada de GE e de Atratividade de Mercado, serve para ajudar a compreender a posição competitiva da empresa em relação aos principais concorrentes.

Tipicamente, a matriz aparece como gráficos de "pizza" (gráfico de setor) que representam cada uma das empresas a serem comparadas. Com base na sua posição ocupada no mercado, elas são dispostas nos quadrantes.

Assim, segundo Fernandes & Berton (2005), as empresas são classificadas em:

- bem-sucedidas: forte posição competitiva em setor atrativo;

- medianas: forte posição competitiva em setor pouco atrativo, ou fraca posição competitiva em setor bastante atrativo, ou, ainda, média em ambos;

- sem sucesso: fraca posição competitiva em setor pouco atrativo.

A partir da análise desta matriz, podem-se tomar decisões. Se a empresa estiver em uma posição competitiva, deve receber atenção e investimentos. Se estiver em mercados não-atrativos, as operações devem ser finalizadas.

Percebe-se, pois, que a matriz McKinsey procura olhar para o negócio e seu contexto, enfocando decisões de investimento, aquisições e desinvestimento.

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