01 outubro 2013

Expectativas de stakeholders e da equipe do projeto


O gerenciamento das pessoas interessadas em um projeto (stakeholders) visa compreender de que forma as pessoas ou organizações afetam ou podem afetar o desenvolvimento do projeto. Assim, apresenta-se uma relação de possíveis stakeholders para que se busque avaliar quais os interesses, qual o envolvimento deles e o decorrente impacto no projeto.

A diferença entre a o gerenciamento das expectativas dos stakeholders e da equipe executora do projeto está na condição específica dos interesses de cada trabalhador a partir do seu envolvimento com o projeto. 

Há de se pensar como a estrutura organizacional afeta a constituição/formação da equipe de gerenciamento do projeto, bem como a forma de trabalhar. Deve-se discutir, pois, os motivos internos e externos. Por exemplo, algumas das questões pertinentes à equipe de gerenciamento: quais as recompensas (interesses pessoais) dos participantes do projeto? Quais as expectativas? A equipe de GP realiza o projeto, contando com o apoio da organização. Assim, deve-se atentar para a diferença entre percepções de quem está designado para o projeto dos demais trabalhadores da organização, que não estão atuando diretamente. Vejamos o que isto representa em termos de organização executora.

Com relação à organização executora, um dos questionamentos poderia ser: a alta direção tem interesse em favorecer o projeto? Qual o contexto do projeto no momento da organização (passa por algum tipo de crise, conflitos entre diretores...)? Qual o risco ou o benefício que será gerado para a empresa? É desejo da organização (de trabalhadores em outros setores/departamentos) atuar de forma colaborativa ao projeto? É devido também investigar por que alocar determinada pessoa para trabalhar no projeto? Existem conflitos velados entre os trabalhadores que influenciam o projeto?

Como se observa, há uma variada gama de fatores, que não apenas os de cunho técnico, e que acabam interferindo na dinâmica das expectativas das partes interessadas, sinalizando para possíveis dificuldades futuras.