01 janeiro 2015

A motivação de profissionais em projetos

A questão é bem polêmica. Algumas organizações entendem que, pelo fato do projeto ser um empreendimento com prazo determinado, a motivação do profissional (em conceito mais amplo) não pode ser alterada significativamente, cabendo uma atuação mais próxima do líder nos casos de baixa adesão. 
Mesmo nos casos em que se dispõem de profissionais especialistas em comportamento na equipe do projeto, há uma limitada influência nas questões relacionados ao plano motivacional (vale consultar Herzberg, que defende a motivação como um fator particular e inerente ao próprio indivíduo, inexistindo real capacidade da organização em modifica-la).
Outros profissionais pensam diferentemente. Acreditam que o desafio de atuar em um projeto pode ser uma alavanca para melhorar a motivação. O fato de ter a oportunidade de se trabalhar com objetivo, prazo e padrões pré-determinados pode ser encarado como um desafio pessoal, possibilitando uma fuga da rotina e a ampliação de horizontes.
Seja qual for o modelo, quando se existe uma cultura de aprender com lições aprendidas, valendo-se do registro e da sistematização de documentos que favorecem à aprendizagem, tem-se um ambiente propício à formação de profissionais com base nas boas práticas.