Com base no PMBoK (2008), vejamos a distinção entre o gerenciamento das comunicações e o gerenciamento da integração.
A comunicação, como uma das
áreas de conhecimento, apresenta seus “produtos” (planos, registros e saídas).
O gerenciamento desta área, assim como ocorre com as demais, tem um foco e
técnicas bem delimitadas. Por exemplo, a identificação das pessoas interessadas no projeto (stakeholders).
Associada a este processo, o PMBok (2008) relaciona
documentos e técnicas que auxiliam o gerente de projetos a realizar a
atividade. Finaliza-se o processo com produtos (no caso, um documento de
registro de cada stakeholder,
indicando os contatos, a forma e periodicidade de comunicação, entre outros
possíveis elementos) e ações a serem tomadas exclusivamente voltadas para o
tópico.
Por sua vez, a integração é a consolidação de todas as atividades realizadas ao longo do projeto. Nela o gerente de projetos analisa a documentação de todas as áreas de conhecimento e põe em prática todos os planos e atividades previstas no projeto. A integração é considerada a essência da gerência de projetos pois envolve os cinco grupos de processos: iniciação; planejamento; execução; monitoramento e controle; encerramento.
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