O gerenciamento das
pessoas interessadas em um projeto (stakeholders) visa compreender de que forma as pessoas ou organizações
afetam ou podem afetar o desenvolvimento do projeto. Assim, apresenta-se uma
relação de possíveis stakeholders
para que se busque avaliar quais os interesses, qual o envolvimento deles e o
decorrente impacto no projeto.
A diferença entre a
o gerenciamento das expectativas dos stakeholders e da equipe executora do projeto está na condição específica dos
interesses de cada trabalhador a partir do seu envolvimento com o projeto.
Há de se pensar como a
estrutura organizacional afeta a constituição/formação da equipe de
gerenciamento do projeto, bem como a forma de trabalhar. Deve-se discutir,
pois, os motivos internos e externos. Por exemplo, algumas das questões
pertinentes à equipe de gerenciamento: quais as recompensas (interesses
pessoais) dos participantes do projeto? Quais as expectativas? A equipe de GP
realiza o projeto, contando com o apoio da organização. Assim, deve-se atentar
para a diferença entre percepções de quem está designado para o projeto dos
demais trabalhadores da organização, que não estão atuando diretamente. Vejamos
o que isto representa em termos de organização executora.
Com relação à
organização executora, um dos questionamentos poderia ser: a alta direção tem
interesse em favorecer o projeto? Qual o contexto do projeto no momento da
organização (passa por algum tipo de crise, conflitos entre diretores...)? Qual
o risco ou o benefício que será gerado para a empresa? É desejo da organização
(de trabalhadores em outros setores/departamentos) atuar de forma colaborativa
ao projeto? É devido também investigar por que alocar determinada pessoa para
trabalhar no projeto? Existem conflitos velados entre os trabalhadores que
influenciam o projeto?
Como se observa, há
uma variada gama de fatores, que não apenas os de cunho técnico, e que acabam
interferindo na dinâmica das expectativas das partes interessadas, sinalizando
para possíveis dificuldades futuras.
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