Equivocadamente associado ao vocábulo "marqueteiro", o profissional de marketing desempenha funções importantes na organização. Desde o planejamento até o controle das atividades de marketing.
Visto, comumente, como uma pessoa comunicativa, criativa, de fácil sorriso, este estereótipo é baseado apenas na função vendas, uma das muitas pertinentes à formação do profissional Há de se pensar que pessoas circunspectas, mais taciturnas, não teriam espaço na área, o que é um engano.
O campo acolhe a todos os perfis, especialmente, para as funções analíticas, que exigem mais reflexão no planejamento, desenvolvimento e análise de dados de mercado, atividades nem sempre desempenhadas internamente pelas organizações, principalmente as de menor porte. Neste particular, o profissional deve colaborar - não ser o único responsável - para prepará-las para atuar em um ambiente competitivo.
Estar atenta às transformações do mercado e acompanhar o ritmo das transformações requerem uma estrutura empresarial dinâmica, comum às organizações de pequeno porte, no entanto, é necessário possuir mecanismos para aplicar no cotidiano inovações que surgem no mercado no qual se inserem. Exemplo disso são as novas tecnologias utilizadas para os meios pagamentos. Uma empresa que não siga uma tendência (no caso, o pagamento através de dispositivos móveis, como os aparelhos celulares) tende a ficar em desvantagem aos competidores que oferecem mais uma forma de interagir com a clientela.
Visto, comumente, como uma pessoa comunicativa, criativa, de fácil sorriso, este estereótipo é baseado apenas na função vendas, uma das muitas pertinentes à formação do profissional Há de se pensar que pessoas circunspectas, mais taciturnas, não teriam espaço na área, o que é um engano.
O campo acolhe a todos os perfis, especialmente, para as funções analíticas, que exigem mais reflexão no planejamento, desenvolvimento e análise de dados de mercado, atividades nem sempre desempenhadas internamente pelas organizações, principalmente as de menor porte. Neste particular, o profissional deve colaborar - não ser o único responsável - para prepará-las para atuar em um ambiente competitivo.
Estar atenta às transformações do mercado e acompanhar o ritmo das transformações requerem uma estrutura empresarial dinâmica, comum às organizações de pequeno porte, no entanto, é necessário possuir mecanismos para aplicar no cotidiano inovações que surgem no mercado no qual se inserem. Exemplo disso são as novas tecnologias utilizadas para os meios pagamentos. Uma empresa que não siga uma tendência (no caso, o pagamento através de dispositivos móveis, como os aparelhos celulares) tende a ficar em desvantagem aos competidores que oferecem mais uma forma de interagir com a clientela.
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