01 novembro 2014

Efetividade, resolutividade e aprendizagem organizacional

A aprendizagem é um processo contínuo, individualizado e, ao mesmo tempo, colaborativo. As organizações podem (e devem) dimensionar a formação dos profissionais com foco nos aspectos estratégicos. O alinhamento entre os objetivos da organização e do trabalhador passa, também, por uma constante negociação. Quando abordado de forma inapropriada, tende a reforçar a resistência para com a transformação, gerando tensões. O que entra em pauta é se pensar de que forma o alcance e a resolutividade estão inseridos na aprendizagem organizacional. 

Na prática, isto significa, por exemplo, permitir a troca de ideias entre os colaboradores, através de reuniões regulares com pauta livre, aprendizagem "no trabalho", "pelo trabalho", "através do trabalho". Em outras palavras, aprender fazendo, a partir do espaço de trabalho, incorporando os novos saberes. Um caso que ilustra a situação são os programas de segurança e higiene no trabalho, que transformam o agir do trabalhador tanto na empresa, quanto na vida em família.

A efetividade pode ser compreendida, portanto, como a conjugação da eficiência com a eficácia para se atender a problemas imediatos (resolutividade) e a antevisão de problemas futuros.

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