Como comentamos em outra oportunidade, o planejamento é mais que um documento, é um processo empresarial que abrange toda a organização. A demora na atualização do plano estratégico (enquanto documento) é uma das principais críticas que se faz ao processo do planejar.
A leitura de aspectos sutis, que interferem no comportamento e hábitos dos participantes do mercado, faz de cada empresa, cada segmento de negócio, uma realidade distinta. No mérito da administração estratégica, é acertada a percepção de se ponderar a implementação do processo de planejamento em etapas.
A leitura de aspectos sutis, que interferem no comportamento e hábitos dos participantes do mercado, faz de cada empresa, cada segmento de negócio, uma realidade distinta. No mérito da administração estratégica, é acertada a percepção de se ponderar a implementação do processo de planejamento em etapas.
No plano de marketing, um documento complementar ao plano empresarial, deve-se efetuar o mapeamento e registro das condições de mercado, tais como se apresentam em um dado momento. A pesquisa contínua de elementos que alteram o cenário é uma atribuição não só do profissional de marketing, mas corresponsabilidade de outros setores da organização, caracterizando o controle/avaliação/auditoria das ações mercadológicas em várias perspectivas.
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