O termo de abertura é um documento que é elaborado na iniciação do projeto. Através dele, define-se o escopo inicial - o trabalho a ser realizado no projeto - e o orçamento disponível. Outros dados podem ser incluídos, como, por exemplo, a identificação dos clientes/usuários e as partes interessadas.
O Termo de Abertura é o documento que formalmente autoriza a existência de um projeto e dá ao gerente do projeto a autoridade necessária para aplicar recursos organizacionais às atividades planejadas. O principal benefício é a caracterização dos aspectos técnicos e dos limites do projeto. Assim, leva ao comprometimento dos envolvidos com o projeto por implicar uma parceria entre a organização executora e a contratante. Internamente na executora, favorece o estabelecimento de acordos internos entre os departamentos para garantir a entrega nos termos dos acordos comerciais firmados.
No decorrer do projeto, é o documento que será consultado quando se necessitar rever as especificações do escopo, bem como os objetivos, os resultados, as hipóteses (premissas), restrições e o que não será competência da equipe do projeto, a exemplo de serviços adicionais que poderiam ser solicitados, caso não estivessem previamente descritos em um documento. Com base no Termo de Abertura pode-se, também, se municiar o departamento jurídico para se elaborar o contrato referentes ao projeto, tais como contratação de fornecimento de materiais, mão-de-obra e prestação de serviços.
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