16 dezembro 2007

5 "S" para melhorar a vida

Melhorar a qualidade significa, antes de mais nada, “arrumar a casa” ou fazer “housekeeping”, como se diz em inglês. As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Arejar um pouco os espaços externos e internos. rever os conceitos e as prioridades. Seiri - Senso de Utilidade Fazer “SEIRI” significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de nós temos uma tendência quase “psicopata” de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado. Na prática: Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados. Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5: 1- Absolutamente necessários 2- Necessários 3- Pouco necessários 4- Não necessários 5- Absolutamente desnecessários.
Defina então: O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza. O que deve ser doado ou jogado fora. Faça isso pelo menos uma vez por ano.

Uma sugestão: o que classificou como ítem 3, reveja se não pode, realmente, classificar como ítem 4.
O que classificou como ítens 4 e 5, é extremamente indicado que seja descartado.
Lembre-se: você não precisa de nenhum objeto para se lembrar das pessoas que ama e dos bons momentos que viveu. Isto não apenas faz parte de você. Isto É você.

Seiton - Senso de arrumação Fazer “SEITON” significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo ao local onde ocorre a ação (“gemba”), onde é efetivamente necessário. Na prática: Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no uso, bem como no esforço. Defina a quant idade ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo. Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.
Talvez este "s" seja o mais difícil. Quantos de nós já arrumamos nossos espeços e, em pouco sdias o vemos novemente bagunçado. A pressa e a correria do dia-a-dia, é sócia em nos ajudar a não voltar os objetos para os lugares de onde tiramos. Papéis, livros e anotações para quem estuda ou desenvolve trabalho com esta característica, sabe que é quese impossível manter uma arrumação.
Aqui cabe lembrar a boa utilização do uso de caixas, estantes e armários. O que não ficar visível, identifique para que seja prontamente encontrado.
Lugar de livro é estante, junte-os de acordo com uma classificação que lhe seja útil. Os que são frequentemente consultados devem estar bem à mão. Uma pequena estante (ou mesa) próxima do computador, por exemplo, é uma boa estratégia. Coloque aí tudo o que costuma usar com certa frequência.
armários fechados são para objetos pouco usados.
papéis, apostilas e outros, podem ser guardados em pastas tipo arquivo ou classificadores. se são documentos pessoais, devem estar visíveis para a necessidade de uso urgente. os demais podem ficar em compartimentos menos acesíveis, como lugares mais altos das estantes, guarda-roupas ou prateleiras.
CDs, ficam melhor em cases, e ocupam menos espaço. devem ficar próximos ao computador ou som. se faz questão de ter os encartes, guarde-os em um classificador, e descarte as 500 caixinhas que apenas ocupam espaço.
o princípio básico do seiton é: tudo o que você usa com certa frequência deve estar à mão, o demais pode ser guardado em locais de menor acesso.
um lembrete: salvo documentos e outros poucos ítens importantes mas pouco usados, quase tudo o mais que você passar todo o ano sem usar, talvez possa ser enquadrado nos ítens 4 ou 5 do seiri.

Seiso - Senso de limpeza Fazer “SEISO” significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho. Na prática: Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem; Envolva as outras pessoas nesse processo; Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.

Eis aqui um outro "s" difícil, mas se você conseguiu passar pelo seiton, aqui já será mais fácil. Na verdade um completa o outro. Depois de dar ordem e arrumar tudo conforme a orientação do seiton, o seiso é apenas uma orientação de manutenção, conservar o que já foi feito.

Outro ponto importante no seiso é a questão da limpeza e da higienização do ambiente. Ora, quem de nós não gosta de um ambiente limpo e perfumado?

Com menos objetos e guardados de maneira consciente, este ítem não será tão difícil.
Seiketsu - Senso de asseio pessoal Fazer “SEIKETSU” significa preocupar-se e cuidar do asseio e da aparência pessoal. Na prática: Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários; Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista; Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba. Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina Fazer “SHITSUKE” significa, criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento. Na prática: Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida; Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante; Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas. Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.

Nenhum comentário: