10 janeiro 2008

Introdução ao Marketing Viral

O Marketing Viral é uma das variáveis da comunicação digital, que ganharam força com as novas tecnologias. A estratégia de divulgação assemelha-se à do "boca-a-boca", só que se integra, também, à do "buzz marketing" (o que gera o "zum-zum", desperta a atenção das pessoas, ou seja, "dá o que falar").

Na mídia eletrônica (e-mail, redes sociais - como o Orkut, por exemplo -, videocasts - como o Youtube, dentre outros - blogs e podcasts), há a possibilidade de geração de audiência qualificada a um custo relativamente baixo e com rápida propagação, daí o termo "viral". Muitas vezes, fica difícil identificar o que é conteúdo pago (no passado, o conhecido "merchandising"), do que é gerado pelo próprio usuário. Exemplos não faltam: a Coca-cola na China possui diversos "jingles" (músicas comerciais) regravadas por consumidores no Youtube; o famoso experimento da Menthos com a Coca-cola também é outro sucesso de audiência no mesmo site. Outro exemplo é da câmera da Sony, que teve sua campanha pautada em um vídeo desenvolvido por um adolescente da Finlândia.

Uma cervejaria no Brasil lançou no ano passado um comercial com trechos de material produzido e postado na internet por consumidores. Todos estes casos são alguns que comprovam a importância do viral como instrumento de comunicação, por ser um meio de se distribuir conteúdo livremente, com base em interesses dos consumidores, em qualquer lugar, a qualquer hora, sem ter que se pagar pelo custo de veiculação!

Para conhecer algumas campanhas de viral, acesse a página: http://www.viralx.com/. Outras referências e material podem ser consultados no grupo de discussão sobre o assunto: http://br.groups.yahoo.com/group/propagandadigital.

A literatura em Português sobre o assunto ainda é escassa, mas seguem alguns títulos que abordam a temática:

REEDY, Joel. Marketing Eletrônico. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
LIMEIRA, Tânia. E-marketing. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

Para se aprofundar a título de pós-graduação, recomendo o curso de Marketing Digital (http://www.posmktdigital.com.br). Em fevereiro, será aberta a primeira turma. A equipe de docentes é de primeira linha, altamente qualificada e com experiência em novas tecnologias da informação e comunicação. A boa estrutura acadêmica é outro destaque do projeto.

Nenhum comentário: